Dicas para evitar o “Coice” na partida

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

E então… quer evitar o chamado popularmente “coice” quando vai dar partida via pedal? Na verdade, o nome correto é retrocesso e é causado por problema na ignição.

“COICE” OU RETROCESSO

A força reversa do pedal de partida, aquela que leva seu joelho diretamente para a ponta do guidão, ocorre quando a energia de mistura do combustível é maior que a força engendrada pelo piloto, o que faz com que o pistão volte na direção contrária e provoque essa força reversa. Uma coisa levando à outra. E, quanto maior o motor, mais forte será a pancada, o que pode levar o piloto a sofrer ferimentos mais sérios.

São dois os principais motivos da reversão:

1. Ignição pode estar mal regulada ou solta;

2. Chaveta da ignição pode estar deslocada.

Para verificar o ponto de ignição, deve-se remover o rotor.

O ponto está ok, se a marca na base da ignição estiver alinhada com a marca no cárter. Por outro lado, se deslocada, a chaveta de ignição pode alterar o momento de ignição, e seus cantos não podem estar desgastados, ou seja, com suas bordas redondas. Esses problemas geralmente originam-se no eixo do virabrequim, ou na cavidade do rotor, impedindo seu perfeito encaixe no primeiro. Com uma boa lixa (200 ou maior), é possível lapidar as válvulas para garantir o encaixe dos componentes e evitar problemas com a chaveta. Contudo, o mais aconselhável é que você procure um bom mecânico pra fazer isso por você.

Acesse nossa loja virtual e veja tudo que temos para você e sua moto:

Masada_Logo_194x50

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone