Dica de Segurança (PIPDE)

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

A Honda compartilha uma estratégia para compreender melhor o que está acontecendo no trânsito, a fim de planejar e implementar um plano de ação constantemente. O PIPDE é reconhecer os fatores que podem levar a uma situação de risco, avaliar como estes fatores podem interagir e executar as ações para manter uma margem de segurança. O PIPDE é uma estratégia de transito que também é utilizado em coisas simples do dia-a-dia, como subir uma escada, atravessar uma rua, fazer compras, etc. Mas focaremos na pilotagem da sua moto.

P) de Procurar / Pesquisar

Mantenha os olhos em movimento, pesquisando o terreno e o ambiente. Essa observação constante tira o elemento surpresa das situações de trânsito. Cada elemento componente do trânsito, constantemente “vigiado”, deixa de se tornar risco.

I) de Identificar perigos potenciais

identificar elementos que podem se transformar em riscos, por exemplo: … crianças, animais, pedestres, ciclistas, etc… Acostume-se a identificar riscos potenciais. É o primeiro passo para evitar acidentes.

P) de Prever o que pode acontecer

A palavra principal aqui é ANTECIPAR. Antecipe-se: reduza a velocidade e prepare-se para as ações necessárias (uma frenagem de emergência, por exemplo). Pilotar exige atenção constante ao seu redor.

D) de Decidir o que fazer

Diante do risco potencial à sua frente, decida o que fazer: reduzir velocidade / desviar / buzinar / mudar direção…

E) de Executar sua decisão

Se decidir frear, freie. Se decidir buzinar, buzine. Na prática, você verá que as situações de trânsito exigem que você tome decisões e execute-as.

Aprender a tomar decisões corretas e executá-las com perfeição são os dois pontos necessários para formar um bom motociclista.

Clique aqui para conhecer mais sobre o assunto num vídeo bem bacana.

 

Por isso pilote sempre concentrado e pense sempre na decisão a ser tomada no trânsito. Veja abaixo o exemplo:

Exemplo: Tem uma criança jogando bola na rua (utilize o PIPDE para prever e evitar acidentes).
Procure: Uma criança atrás da bola
Identifique: A bola caiu na rua
Previna: A criança poderá correr atrás da bola e a bola poderá atingir a motocicleta
Decida: Preciso diminuir a velocidade
Execute: Vou Diminuir a velocidade e mudar de faixa (caso necessário).
Todas as vezes que for pilotar lembre-se do PIPDE!

Amplie seus conhecimentos e pilote com mais Harmonia no Trânsito, um projeto Honda.

 

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone