Diferença entre Moto Clube e Moto Grupo

Compartilhe:Share on Facebook360Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Moto Clube e Moto Grupo: Entendendo as diferenças

Quando se fala em Moto Clube e Moto Grupo, é importante saber os significados. A sigla “MC” é comumente usada nos Brasões e também nos coletes e, por si só, já indica que a palavra é composta por dois nomes, portanto o correto é Moto Clube, ou no plural, Moto Clubes.

Aqui no Brasil é a abreviatura de Moto Clube e no plural MCs. Já no exterior, a sigla MC significa Motorcycle Club e só é utilizada por legítimos e tradicionais MCs, pois no exterior MCs não podem ser fundados clubes à revelia, somente Moto Grupos ou Facções podem ser criadas em territórios já pertencentes a MCs radicais. Você sabia disso?

Considera-se que um Moto Clube pode ter, além de sua sede, integrantes residentes em outras cidades e até em outros países e, tendo número necessário de integrantes, passa a ser chamada de Facção (já no caso de apenas um motociclista fora da sede é considerado um Representante).

Curiosidade: Na sociedade existem embaixadores, mas no motociclismo existem “Representantes”.

Moto Grupo

Qualquer entidade social, devidamente registrada, tem que ter registrada sua Ata de Criação e por conseguinte a Diretoria que a compõe, ou seja, segundo normas da legislação (no caso, o código civil) e também da Irmandade, além de um número mínimo de seis integrantes.

Por outro lado, um MC pode ser dirigido por apenas um Presidente ou até por um Conselho de Diretores, mas o correto é que exista o Presidente, o Vice e sua Diretoria bem como cargos hierárquicos, podendo alguns cargos serem acumulativos.

Moto Clube de apenas um integrante, ou um motociclista e sua garupa, não existe, pois um Clube é formado por sócios, integrantes, companheiros, amigos e, acima de tudo, irmãos… e menos de 6 integrantes é um pequeno grupo, no máximo podendo ser denominado de Moto Grupo, sendo isso algo que diferencia Moto Clube de Moto Grupo.

Um Moto Clube é uma Associação de motociclistas para determinados fins, sejam eles quais forem, podendo inclusive um Moto Clube ser especifico para realizar competições ou possuir interesses comerciais e lucrativos. Já um Moto Grupo é mais simples, desde a sua formação, ideologia e fins, pois normalmente é mais voltado apenas para o agrupamento de motociclistas e o lazer, sem compromissos diretos ou indiretos com a sociedade ou a própria Irmandade.

Um conselho: Toda agremiação, antes de se tornar um Moto Clube, deveria passar pelo estágio de Moto Grupo. Da mesma forma que um integrante começa como PP e só recebe o Brasão após ser aceito pelos irmãos, um MG só deveria passar a MC após ser aceito pela irmandade.

O BRASÃO

Moto Grupo

O Brasão, símbolo ou escudo é a identificação visual que o motociclista escudado porta de seu Moto Clube. Essa identificação é o que lhe diferencia dos demais motociclistas.

O Brasão é a “bandeira” ou “as cores” do MC, nele estão representados basicamente o logotipo do Clube (um desenho que diga respeito ao nome), o Nome, a sigla “MC” ou “MG” ( MC = moto clube; MG = moto grupo e em outros estados pode mudar de sigla, como por exemplo no estado do Paraná é MA = moto amigos ), Cidade e Estado.

Para um motociclista portar nas costas o brasão ou símbolo de um Clube ele tem que provar merecê-lo, e para isso ele é observado por alguns meses, ou até mesmo por anos, dependendo do estilo do clube, além de ter que provar ser um motociclista responsável e um verdadeiro irmão de seus companheiros, sejam eles do mesmo MC ou não.

Portanto, frequentar a Irmandade sem portar o brasão ou símbolo do clube a que se pertence é renegar suas cores e renegar o apoio aos demais irmãos.

Em Eventos, a presença dos MCs é marcada por bandeiras com seus brasões e símbolos, cada um com suas cores e filosofias.

IRMANDADE

A palavra irmandade provém de irmão, portanto considerando-se que os motociclistas possuem os mesmos ideais relacionados à motocicleta, se consideram “irmãos por afinidade” e portanto pertencem a uma mesma Irmandade.

Claro que isso vem de muito tempo e esta Irmandade cresceu baseada em tradições e regras próprias que a tornam única, portanto sua ideologia não deve ser desvirtuada mas sim preservada a todo custo sempre honrando suas cores, um dos outros, cada um com a sua bandeira.

Compartilhe:Share on Facebook360Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone