Garupa: como andar com segurança na moto

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Talvez por inexperiência ou por falta de conhecimento de andar na garupa, muitos motociclistas já tiveram problemas com isso! Além do desconforto, pode-se causar graves acidentes!

Garupa: Para aproveitar um passeio confortável e seguro, siga estas dicas:

1. Não suba sem avisar o piloto

Ao subir na motocicleta, tenha o cuidado de avisar o piloto, mesmo achando desnecessário, pois uma pequena distração pode causar desequilíbrio e queda.

2. É preciso acompanhar o piloto nas curvas

Manter o corpo reto na curva dificulta a manobra para o piloto, fazendo com que a moto fique pesada e dura. Fique flexível e acompanhe o movimento dele na curva.

3. Mas, onde devo me segurar?

garupa

Para ter um passeio ou viagem mais confortável, nem sempre segurar nas alças da moto é o correto, pois pode causar lesões pelo esforço de segurar nas acelerações, frenagens e, principalmente, ao passar por algum obstáculo, como quebra-molas ou buraco.

Segure-se com as pernas, pressionando levemente os joelhos no piloto, pois dessa maneira você fará pouco esforço para se segurar e terá a facilidade de acompanhar o piloto nas curvas. Se for uma moto esportiva, a melhor escolha é se segurar no piloto. Em algumas motos, como a R1, existem espaços específicos no próprio tanque para o garupa apoiar-se, pois não forçará tanto o punho do piloto.

4. Deve-se compensar o desequilíbrio

Enquanto houver mudança de velocidade, tanto na aceleração quanto frenagem, é interessante compensar o desequilíbrio inclinando-se para frente ou para trás, ajudando o piloto. Mas nunca tente compensar o desequilíbrio da moto para os lados Em curvas e manobras sempre acompanhe o piloto!

5. O Sissy bar auxilia muito

sissy

Motos com sissy bar proporcionam maior conforto ao garupa, podendo apoiar-se no encosto.

6. Tente evitar movimentos bruscos

Procure evitar movimentos bruscos (mudança de posição, movimentos com as mãos, fotografar…). Faça movimentos suaves e  jamais durante uma curva.

7. Mantenha os pés na pedaleira sempre

Nunca, jamais, em hipótese alguma tire os pés da pedaleira, pois pode desequilibrar a moto.

8. Como faço para descer da garupa?

Quando for sair da moto, espere o piloto parar totalmente e comunique que irá descer.

9. Respeitando as normas

A norma brasileira regulamenta  idade de 7 anos como mínima para ser transportada na garupa de uma moto (ou triciclo). Deve-se observar o limite de duas pessoas, um piloto e um passageiro, também.

Sempre use capacete, seja piloto ou garupa o capacete é essencial para segurança e é lei.

Abuse dos equipamentos de segurança! Eles fazem a diferença!

Não esqueça da postura!

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Usar uma roupa adequada não é apenas modismo. Leia este post.

O G1 disponibilizou um vídeo em que mostra passo a passo o que está escrito nos tópicos acima.

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  • Marcos Vilela

    muito bom o artigo, gostaria de compartilhar com o artigo um pouco mais de dicas, depois que comecei a andar de moto descobri duas coisas, a primeira era que muita gente não sabe andar de garupa, e a segunda era que eu mesmo não sabia. O relacionamento piloto/garupa chega a ser quase uma arte.

    Para andar na garupa é necessário atenção e sincronia com o piloto, isso é muito importante para a segurança pois, um garupa desatento ou que não tenha um comportamento adequado, pode causar um acidente levando ambos ao chão.

    Para começar, as roupas utilizadas pelo garupa devem ser adequadas, como calça e casaco cordura ou de couro, capacete decente e, se possível, luvas.

    Detalhe: a jaqueta deve ter áreas com tecido reflexivo e bolso com zíper.

    Nos dias mais frios use roupa térmica, chamada “segunda pele”. Assim a garupa fica mais confortável.

    Para se proteger do frio, a garupa pode usar uma balaclava ou protetores de pescoço.

    No dia a dia ou em viagens, capa de chuva é fundamental.

    As mulheres devem estar sempre com os cabelos presos.

    Evitar bolsas grandes e penduricalhos, como longos cachecóis, lenços ou roupas que fiquem tremulando ao vento, já que podem se prender na roda traseira ou no sistema de transmissão.

    Sapato aberto nem pensar.

    Botas ou calçados fechados são fundamentais, mas às vezes dá trabalho convencer as mulheres de sua importância. Piloto, não se renda. Em última instância decida: Ou é assim ou ela vai de ônibus.

    Nas quedas, mãos e pés sempre se machucam. Não queira ser responsabilizado pelos DODÓIS dela.

    O garupa deve subir na moto como se estivesse montando um cavalo: apóia um dos pés sobre uma das pedaleiras, passa a perna sobre o banco, apóia o outro pé sobre a pedaleira do lado de lá e ajeita-se até encontrar uma posição inicialmente confortável.
    Outra opção para frenagens bruscas é o garupa “abraçar” com as pernas o piloto para também não forçar demais os braços nas alças.

    Em alta velocidade, o garupa tem que “colar” o corpo no piloto. Em motos esportivas, o garupa também tem a possibilidade de apoiar as mãos no tanque de combustível.

    Em deslocamentos acima de 80 Km/h, fica difícil falar com o piloto. Até porque não é permitido rodar com a viseira aberta. Uma opção são os intercomunicadores instalados no capacete.

    Nas curvas, a garupa não deve ficar achando que vai cair a todo instante e com isso, instintivamente, inclinar-se para o lado contrário. Isso desequilibra a moto e atrapalha o piloto. O ideal é que fique relaxada sobre o banco – garupas “duros” que nem uma pilha de tijolos tendem a fazer a moto rebolar nas curvas.

    A garupa deve acompanhar a inclinação do piloto nas curvas. Assim, a moto contorna a curva mais suavemente. A garupa deve evitar ao máximo fazer movimentos bruscos – e quanto menor a moto, mais esses movimentos a desestabilizam. Em altas velocidades, se possível, a garupa deve ficar mais próximo do piloto. Isso centraliza o peso sobre o banco e reduz as turbulências causadas pelo vento.

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