História dos Moto Clubes

Compartilhe:Share on Facebook19Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

VOCÊ SABE COMO COMEÇARAM OS MOTO CLUBES?

mc

Muitas dúvidas surgem quando se fala em Moto Clube e Moto Grupo. A ideia que muitos têm de Moto Clube é que são um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Mas não é isso. Não é só isso. Moto Clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. É preciso dar significado. É preciso contextualizar.

HISTÓRIA DOS MOTO CLUBES

O registro do surgimento dos Moto Clubes é, de certa forma complexo, muitas vezes as informações direcionam ao final da guerra onde ex-militares e pilotos no pós-guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como Pissed de Bastardos, 13 Rebels e os Yellow Jackets, esses da Califórnia.

Nesse período eles já identificavam o grupo e depois foram fazendo os escudos (brasões) que passaram a legitimar as regras da hierarquia militar na forma de uma irmandade. Sabe-se que, muito antes desta época, os motociclistas já sabiam das vantagens de andar em grupo e existiam associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motocicleta.

Aqui no  Brasil, sabe-se que a primeira associação foi datada de 1927, chamava-se Moto Club do Brasil, no Rio de Janeiro. Em 1932 apareceu o Motoclub de Campos. Já no exterior, a década de trinta marcava o surgimento de moto clubes com ideais mais rígidos e muitos acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo, principalmente pela imprensa sensacionalista da época que acusava os motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros pormenores e, mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituírem verdadeiras gangues, o que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo.

Mas isso são “águas passadas”. Na década de 60 as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Plaisley, Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Riders. Finalmente iniciou-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70.

A partir da década de 70 é marcada pelo surgimento de diversos moto clubes pelo mundo e, na sua maioria, já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade.

mc2

ALGUMAS DEFINIÇÕES:

MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club.

MG de moto grupo Moto clube ou Motoclube: No Brasil a forma correta é Moto Clube separado, em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como ‘Motoclub de Campos’.

O MAIOR DO MUNDO E O MAIOR DO BRASIL:

No Mundo: Hell Angels (EUA – Fundado em 1948 em San Bernardino).

No Brasil: Abutres MC – Raça em Extinção (Fundado em 1989, sede nacional em São Paulo-SP).

Acesse nossa Loja Virtual e veja o que temos para você e sua moto:

Masada_Logo_194x50

Compartilhe:Share on Facebook19Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone