Moto não quer pegar? O que fazer?

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Confira estas dicas para saber o que fazer quando a moto não quer pegar:

 

MOTO NÃO QUER PEGAR… E AGORA?

Tente retirar a vela, encostar na carcaça da moto (não deves segurarna vela) e dar a partida. Veja a faísca, pois ela deve ser forte e de coloração azulada. Se ela estiver azulada, ok, o problema pode ser no carburador; mas se tiver avermelhada ou sem faísca, o problema é com bobina, cdi, pulsor, a própria vela ou bobina de faísca.

Testando:

Para isso, você precisa desconectar o cachimbo da vela, encoste o fio grosso na carcaça e dê partida. Caso faça faísca, o problema será na vela. Troque-a por uma nova. Caso não fizer, precisa-se testar a bobina de ignição, que fica embaixo do tanque.

*Teste da bobina de ignição

Você precisa retirar o fio preto/amarelo (Honda) que está encaixado na bobina de ignição (são dois fios, um verde que é o terra e outro preto/vermelho que vem do CDI). Encoste esse fio preto/vermelho na carcaça e dê partida. Se fizer faísca, o problema é a bobina de ignição. Se não fizer faísca, então iremos testar o CDI.
CDI da Honda 125

*Teste do CDI

CDI – ignição por descarga capacitiva ou seja, um capacitor dentro do cdi é carregado e descarrega na bobina de ignição.
Verifique se o cdi não contém algum fio desconectado. Dê uma boa olhada nos encaixes para encontrar possíveis zinabres (crosta de cor esverdeada). Caso esteja limpo, desconecte o fio preto/vermelho (esse fio vem dos estator e é da bobina de faísca), encoste ele na carcaça do motor e dê a partida. Verifique se ocorreu faísca. Se negativo, o problema é na bobina de faísca; se positivo, nos resta testar a bobina de pulso (pulsor).
Bobina de pulso (Pulsor) da CG Titan 150.

*Bobina de pulso

Tem um fio azul/amarelo (Honda) que sai também do estator, que é onde ficam os imãs e as bobinas na parte baixa do motor, lado esquerdo. Nesse caso, você tem que ter um multitester. Mude a chave do multitester para ohms e coloque uma ponta do multiteste no fio azul/amarelo, e a outra ponta na carcaça para fazer “terra”. A resistência dever ser alta na faixa de 180 a 280 ohms; se tiver baixa, substitua o pulsor.
Siga todas as instruções passo a passo e com certeza você vai solucionar o problema se ele for na parte elétrica.
#FicaDica: pode não haver faísca também por causa da chave de ignição com defeito, mau contato. São quatro fios: um vermelho, um verde, um preto e um preto/branco. O que vale, neste caso, é o fio preto e branco que vem do CDI: desconecte-o e dê partida – se houver faísca na vela, então a ignição está com defeito, compre uma nova.
E então, capturou as dicas para quando a moto não quer pegar?
*O blog Masada não se responsabiliza pelo conteúdo ou pelo resultado dos testes apresentados. 
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