Você sabe a diferença entre potência, torque e cilindrada?

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

Torque, Cilindrada e Potência

Na hora de escolher a sua moto, é importante entender a diferença entre potência, torque e cilindrada. Portanto, antes de comprar, compreenda que influenciam na velocidade da moto.

torque-cilindrada-potencia-diferencas-blog

Saiba que a motocicleta que possui mais cilindrada nem sempre será a mais potente. Bem como uma motocicleta de grande potência não necessariamente será a que terá o melhor desempenho.

Então, o que significa a força que a motocicleta pode alcançar? Ela é essencial para a pilotagem? Existem diferenças entre potência, cilindrada e torque e é possível entender melhor e aproveitar para uma pilotagem mais segura, tanto na cidade como em estradas.

CILINDRADA

É a capacidade cúbica (cm³) de combustível e ar que cabe dentro de um recipiente no motor chamado cilindro.

POTÊNCIA

É medida por cavalos vapor (cv) ou Horse Power (HP) e refere-se à velocidade final que uma motocicleta atinge.

TORQUE

É a força que a motocicleta possui para a saída e a retomada de velocidade, medida em kgf-m. Esta capacidade de retomada de velocidade (rapidez em retomada de aceleração) é a mais importante para o piloto defensivo, pois a moto terá um poder de saída mais rápido e um poder de ultrapassagens mais seguras. Uma dica preciosa, principalmente para as motos de pequeno porte e cilindrada.

A motocicleta que apresenta maior cilindrada é, necessariamente, mais potente? E mais rápida?

Comparando-se duas motos, para entender a diferença: CB 600 F Hornet, com 600 cm³ e 102 cv e Bandit 1250 cm³ e 98 cv.

*Para atingir maior velocidade final, escolha uma Hornet 600.

hornet 600

* Para uma maior retomada de velocidade, ou uma saída de trator, escolha a Bandit 1250.

bandit 1250

 

#Fica a Dica:Uma motocicleta com grande potência nem sempre oferece o melhor desempenho.

Exemplo: A Hayabusa, tendo 197 cv, 220kg a seco e entre eixos de 1,480 mm. Comparada com a GSX 1000 R, tendo 185 cv (sem indução de ar), 172 kg a seco e entre eixos 1,415 mm.

haya
Hayabusa
gsx
GSX 1000 R

 

Sem dúvida, o melhor desempenho é da que possui menor peso e menor entre eixos (curvas mais rápidas e curtas). Ou seja, melhor relação peso/potência, entre outros fatores.

Não leve em conta apenas a cilindrada

*Ao pensar na compra de sua motocicleta, leve em conta o torque ou a potência, que poderão auxiliar na pilotagem.

*Não considere apenas a velocidade final.

*Leve em conta a força de retomada de acelerações, porque mais importante do que ganhar uma corrida é fazer uma ultrapassagem com segurança, ou ter uma saída mais rápida e segura do que um carro que está na sua cola na sinaleira.

*Em motocicletas de menor cilindrada o que vale é apurar o torque que elas têm. Sendo assim, a velocidade é o que menos importa. O importante é garantir segurança no trânsito. A falta de torque, neste caso, pode levar à queda de parafusos, fundir motores e até deslocar escapamentos!

 

Pense Bem!

Teste os conhecimentos do vendedor da loja! Questione a ficha técnica da motocicleta.

Leve em conta peso, torque e potência antes de finalizar a compra. Não se iluda! Existem motos de maior potência que não têm torque para suportar piloto, garupa e o peso da própria moto. O melhor mesmo é buscar a informação, questionar e analisar o que a motocicleta tem a oferecer em relação ao que você realmente quer!

 

Masada_Logo_194x50

Adquira produtos e acessórios na Loja Virtual Masada.

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone
  • Heli Oliveira

    Explicação bem superficial, incompleta e equivocada do tema.