Vou viajar… e agora? Por onde começar?

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone

e2c676fde4fc87d435e51ea07ae97647

Viajar de moto envolve planejamento, muito mais que de viajar de carro.

Para começar, a maioria das motos são limitadas em sua capacidade de armazenamento. Temos dicas no post anterior: autonomia da moto.

Sabemos que existem diversos sites que auxiliam o piloto a realizar esta aventura… mas mesmo assim, algumas dúvidas aparecem. É importante ler os relatos, ver as indicações, os comentários dos motociclistas sobre as tarifas e avaliações sobre as estradas, rotas, passeios, hospedagens e até mesmo atrações que o local proporciona. Muitas vezes pode-se descobrir rotas e passeios que nenhuma agência de viagens revela!

Seguem algumas sugestões de sites:

É importante pensar, primeiramente, para onde você pretende ir, quanto tempo pretende viajar e o que você tem em mente para hospedagem.

Para aqueles mais organizados, vale a dica de confeccionar planilhas (Excel ou similar), colocando os locais de pernoite, as distâncias a serem percorridas, despesas com combustível (nível de consumo). Informar-se sobre a condição das estradas a serem percorridas, disponibilidade de hotéis (com valor das diárias), enfim.

Nem sempre ocorre a preocupação de reservar hotel com antecedência, por isso, é importante ter umas três opções no caminho, a fim de evitar surpresas! Sempre podem ocorrer imprevistos que podem provocar atrasos em relação ao planejamento.

Tem coisas que não se pode esquecer: documento (RG, CNH, documento da moto), mapas rodoviários ou gps, kit de primeiros socorros, um cartão de identificação (tipo SOS, com informações pessoais, telefones, tipo sanguíneo, enfim).

Outra coisa importante é guardar cópias dos documentos e chaves, um do outro (garupa). Mas todos os documentos, cópias de cartões de crédito, passaporte, carteirinhas de seguro, plano de saúde, além de todas as chaves de baús e motos. Fica mais fácil caso um perceba que perdeu uma chave ou então que perdeu um cartão de crédito! Ou, no pior dos casos, mas faz parte do planejamento, caso aja algum acidente! Faz parte planejar isso também!

Na lista também estão itens de segurança e kit de reparos, como ferramentas e câmaras de ar reserva. Para levar tanta coisa, além de sua própria bagagem, existe a opção de alforges, bauletos e bolsas de tanque, que ficam diretamente em cima do tanque de combustível.

Não esqueça de inspecionar a sua motocicleta! O método T- CLOCS (em inglês) é uma maneira eficiente para isso. Cada letra equivale a uma parte da motocicleta que deve ser revista e ter sua manutenção em dia antes de viajar.

T  (tires): Pneus

Observe se os pneus estão cheios corretamente, usando para isso um monitor de pressão de ar.

C (controls): Controles

Verifique se cabos (embreagem, freio e acelerador) e controles estão funcionando.

L (lights): Luzes

Certifique-se de que os faróis (alto e farol baixo), piscas, luzes de freio e farolete estão em perfeito estado.

O (oil): Óleos e fluidos

Confira o óleo do motor e líquidos de arrefecimento, sem esquecer do fluído de freio.

C (chassis): Chassi

Observe se o quadro, suspensão, corrente, parafusos e travas estão intactos.

S (stands): Descansos

Certifique-se o descanso central e/ou descanso lateral não estão rachados ou dobrados e que molas seguram corretamente o conjunto de distância do solo quando retraídos.

Prepare-se para ter que fazer a manutenção e solução de problemas da moto na estrada mesmo!

Mesmo depois de ter planejado sua rota, você vai precisar verificar a previsão do tempo e ter uma ideia do que esperar em termos de elementos da natureza! Lembre-se de vestimenta adequada e segura. Veja na postagem anterior: roupas para motociclistas.

Não esqueça também de ter barras energéticas e bastante água. Quando estiver longe de postos de gasolina, será útil e manterá suas habilidades de pilotagem em dia!

Finalmente, equipe-se bem. Sempre use um capacete com proteção para o rosto inteiro, para livrar-se também de elementos, como um escudo. Uma boa luva e bota fazem parte da viagem também!

d60f527424b22def4f5b8df75d834509

Mas também não precisa planejar demais, afinal, depois de ter se preparado com segurança, desfrute da possibilidade do inesperado, pois pilotar a motocicleta proporciona prazer e alegria! Faça uma ótima viagem! Conte com a Masada!

Compartilhe:Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Pin on Pinterest0Email this to someone